A Livraria Kondo possui o acervo mais completo de obras do autor André Kondo, bem como todo o catálogo da Telucazu Edições.
LANÇAMENTO: 27/09/2020
Título: Excertos
Autora: Valquíria Malagoli
Com aquarelas em cores da autora
Gênero literário: Poesia
Editora: Telucazu Edições
Ano da publicação: 2020
Acabamento: Brochura 16X23
Número de páginas: 120
ISBN: 978-85-65-86928-09-9
Sinopse:
O começo do que dizer é a parte mais difícil. Passado esse instante... digo que nem os poemas nem as aquarelas, inclusive a obra da capa (um tiquinho autobiográfica), pretendem falar de mim. Isto não é um monólogo. Quero dialogar com você. Contar-lhe do quanto e de que modo vejo tudo, apesar do que me foge. Ou sobre com que contundência a obviedade me incomoda a ponto de mudar-me para que, nova, enxergue diversamente. No espaço da Poesia, fluida seja em palavras seja em tintas, logro ser a mulher da ficção; brinco com a séria verdade inerente à vida. Mas o que seria de tal pretensão se não fosse este livro maduro, nascido às portas da minha quinquagésima segunda primavera? Este livro onde finalmente estou livre! Livre fora, muito embora dentro sempre estivera. E deste livro, por sua vez, o que seria sem... você sabe quem?!
Prefácio:
Por Maria Beatriz Sayeg Freire
Este é o primeiro prefácio que faço e não me parece fácil falar de alguém como ela...
Eu a conheci como uma espécie de mestra. Eu, aprendiz, ela, com aura de estrela. O que me fez brilhar a alma e agigantar os ouvidos foi a revelação da facilidade incrível que ela tem de fazer versos. A habilidade de pegar o barro das letras, amassar, socar e assoprar trazendo as coisas de dentro na criatura poema, sob reflexo de cada pormenor que a circunda. Tudo a toca, o vento que resvala, a bancada da cozinha, a salsinha, os bichos de todos os tamanhos, as folhas que transpiram a seiva do dia a dia, a ínfima essência de todas as coisas.
Num tempo quando ser mulher é ofício de dor e um tipo de orgulho-revolta, a autora reina, com suavidade mágica, extraindo cintilância das coisas comezinhas, com o coração transparente e atento, fundo e lento. Sim, lento, porque morremos na pressa e esse livro foi gerado no tempo interior, quando o mundo estancou em pandemia, trancando todos em seus quadrados, pausados com o que não se gerencia, como ela aqui descreve,
...não mais passamento
um
dia
de
cada
vez
tudo a seu tempo
mesmo a intermitência
...viver sabendo apenas isso
vida é mais que compromisso
é o que é preciso
e renascença.
De tudo um pouco, sem qualquer hierarquia, no exercício de sublimar-se, a poesia exige estar
sempre grávida, ávida flor de sal.
Em Excertos, não se menciona lutos continentais, paradoxos comensais, dramas explicitados ou mesmo o simples feminino que levita sem cais, mas lhe cabe
Tirar da morte diária
A vida
Esta mercenária
pois a poeta surge em outra dimensão, buscando melodias para se reinventar criança
... eu preciso da canção, porque sou dança
sem constrangimento, tangenciando o encantamento
...Quando meu poema for supérfluo
sereia serei.
Poderia dizer muito, da minha alegria de ser um içá anunciando revoada, de ter em primeiros olhos este recém-nascido lindo, obra da grande artista que se desnuda no deleite de existir em todo poro que transuda alma, seja na poesia, no desenho, na aquarela e em tantas virtudes que ela exala.
Mas permita-se, ao ler este livro agora,
E que ora
É hora da flor
Abrir-se em palavra
Lembrando apenas que
O poeta não quer ter voz.
Quer ter poetado...
Enfim, Valquíria, aqui, para você, leitor que naufraga:
– Aproveita-te de mim
bebe desta fonte
beija minha fronte
enquanto, água,
eu fluo.
Sobre a autora:
Valquíria Gesqui Malagoli, mãe de pessoas, bichos, plantas, riscos, rabiscos, versos e prosas;
filha da curiosidade; leitora voraz agora com óculos pra perto;
em absolutamente tudo mera intuitiva
A Livraria Kondo possui o acervo mais completo de obras do autor André Kondo, bem como todo o catálogo da Telucazu Edições.