A Livraria Kondo possui o acervo mais completo de obras do autor André Kondo, bem como todo o catálogo da Telucazu Edições.
Título: Caixa de guardar vontades
Prêmios: Vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2018; Finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2019.
Gênero literário: Crônica
Ano da 1.ª edição: 2018
Formato: 14X21 cm
Número de páginas: 104
ISBN: 978-85-69708-15-5
Orelha:
O cronista é um colecionador de breves achados. Se o romance ocupa as paredes dos grandes museus e o conto os salões das pequenas galerias, a crônica pode ser encontrada nos lugares mais imprevistos – como no porta-malas de um antigo Chevette, esquecida no fundo de uma velha caixa de anzóis.
Tendo como isca uma coleção particular de desejos e vontades, Emir Rossoni nos fisga em histórias que buscam matéria-prima em sua relação com o mundo. Uma relação permeada pela escrita, que como ele mesmo define na crônica que fecha este volume, é uma forma de falar, mas sobretudo uma forma de ouvir.
E é ouvindo o mundo, a confusão de buzinas e besouros, a sinfonia secreta das chaves, das portas e a dos porteiros, que Emir constrói sua visão peculiar do cotidiano, este banco de praça que é o verdadeiro escritório de todo cronista.
Nesta conversa de compadres e comadres a que ele nos convida, da qual até Machado de Assis participa, em imortal estado de espírito, o leitor empresta não apenas os ouvidos mas também a língua – um órgão capaz de falar de coisas que a gente entende, mesmo não tendo a mínima ideia do que querem dizer.
Tiago Germano
Prefácio:
Para conhecer uma pessoa de verdade é preciso viajar com ela (primeiro clichê). Foi assim que peguei a estrada com o Emir para conhecer as Missões. É claro que, no fim, nem chegamos lá, parando em uma espécie de hospital mal-assombrado, depois de uma estrada pavimentada pelo capeta. Mas, o que importa é a jornada, não o destino (segundo clichê).
Aqui foram gastos todos os clichês deste livro. Assim como naquela viagem, mesmo nos momentos em que Emir estava menos inspirado, ainda valia estar com ele, pela originalidade, pelo que ele tinha a falar sobre as coisas que poderiam ser banais, mas que se tornavam dignas de companhia, vez ou outra, até de um abraço.
Emir abre a sua caixa de vontades neste livro como quem abre a porta de um clássico chevette, botando dentro do carro as memórias de todos nós, rumo ao desconhecido cotidiano. Pode parecer uma viagem um tanto entediante, mas, acredite, com Emir, nenhuma viagem é perdida.
André Kondo
Sobre o autor:
Emir Rossoni nasceu em Nova Bassano (RS) em 1975. Mestre em Escrita Criativa, foi finalista dos prêmios SESC de Literatura em 2016 e Açorianos de Criação Literária em 2013, ambos com livros de contos. Recebeu, ainda, diversos prêmios em conto e crônica como o Cataratas, o Escriba de Piracicaba, o José Cândido de Carvalho, entre outros. As crônicas “Era uma caixa de madeira”, “Novenas” e “Defeitos”, presentes no livro “Caixa de guardar vontades", receberam o Prêmio Felippe D´Oliveira 2017, Paulo Setúbal 2017 e Felippe D´Oliveira 2011, respectivamente.
A Livraria Kondo possui o acervo mais completo de obras do autor André Kondo, bem como todo o catálogo da Telucazu Edições.