A Livraria Kondo possui o acervo mais completo de obras do autor André Kondo, bem como todo o catálogo da Telucazu Edições.
Título: Domanda Nísio
Autor: Emir Rossoni
Prêmios:
Vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2018
Finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura 2020 (em julgamento)
Finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2020 (em julgamento)
Ilustração da capa: Multidão, de Deborah Dornellas
Gênero literário: Conto
Ano da 1.ª edição: 2019
Formato: 14X21 cm
Número de páginas: 120
ISBN: 978-85-69708-35-3
Sobre o livro:
"Ao desenhar as personagens repletas de lacunas, Emir constrói uma camada não aparente, a ponta do iceberg de Hemingway ou aquela outra história escondida, de Cortázar. E esta camada vai sendo preenchida também por pequenos sussurros, compostos pela sinfonia de falares que atravessam as histórias: “Che bello”, “Le piaceva vivere”, “Senza sole”, “Il frocio?”, “Non c’é marido”, “Massa tempo”, “El tatin ga febre”.”
Paulo Ricardo Kralik Angelini, doutor em Literaturas em Língua Portuguesa
“Emir Rossoni é um escritor que domina a arte de escrever um conto perfeito, cujas narrativas se encaixam como uma luva nas teorias de Poe, Cortázar, Piglia, Quiroga. É daquele tipo de escritor que pega o leitor pela mão e o coloca dentro do livro, que o faz sentir a trama mais do que simplesmente lê-la. Esta obra desacomoda o leitor, fascina e aterroriza em idêntica escala.”
Gustavo Melo Czekster, escritor
Orelha:
“Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”, ensina Liev Tolstói, e essa singela – porém sábia – frase é seguida à risca por Emir Rossoni nos dez contos que constituem “Domanda Nísio”. Em narrativas muito bem escritas, de medida exata e realizadas com o apuro de um ourives do estilo, Emir mergulha fundo nos dramas e tragédias que constituem a vastidão da experiência humana. Por meio de narradores que criam identificação instantânea com o leitor, seja o menino de “Eles não encontravam Juliana”, seja o filho pródigo que retorna à casa para descobrir um irmão muito diferente do imaginado em “Domanda Nísio”, o autor consegue fazer com que cada história não seja somente lida em um gesto despreocupado e distante, mas nos faz sentir a trama como se ela fosse ferro em brasa sobre a pele. Alguns livros lemos para encontrar alívio do cotidiano, outros são lidos para nos divertirmos e existem aqueles que precisamos ultrapassar por obrigação; no entanto, a verdadeira Literatura é a que nos faz questionarmos o próprio estatuto da humanidade, condição com a qual nascemos e que cada um possui a sua maneira de lidar. Em “Domanda Nísio”, é possível ver um escritor no mais completo domínio do seu estilo, usando textos para apresentar não respostas, mas questões, e esse é o seu maior mérito: transformar a Literatura em um incômodo espelho, um lugar onde conseguimos divisar as nossas maiores qualidades ao lado dos mais desprezíveis defeitos. Não se engane pela aparência desse livro: ele é uma teia de aranha, e você, incauto leitor, está prestes a ser pego pela armadilha de um exímio narrador a tal ponto que irá se apaixonar pela própria arapuca em que se enfiou. Boa sorte.
Gustavo Melo Czekster (Escritor)
Sobre o autor:
Emir Rossoni nasceu em Nova Bassano (RS) em 1975. Mestre em Escrita Criativa, é autor de “Domanda Nísio”, vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2018. Foi finalista dos prêmios SESC de Literatura em 2016 e Açorianos de Criação Literária em 2013. Recebeu, ainda, diversos prêmios em conto e crônica como o Cataratas, o Escriba, o Paulo Setúbal, o Felippe d’Oliveira, o José Cândido de Carvalho, entre outros. O livro “Caixa de Guardar Vontades”, seu primeiro livro de crônicas, foi finalista do Prêmio AGES 2019 e vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2018.
A Livraria Kondo possui o acervo mais completo de obras do autor André Kondo, bem como todo o catálogo da Telucazu Edições.